Translate

sexta-feira, 3 de março de 2017

Intoxicação por materiais artísticos / Uma paixão perigosa .

   Um relato de alerta .
   No dia  16 de janeiro deste ano , numa segunda feira ,  eu passei mal , tão mal que pensei que fosse o fim para mim . Eu me levantei da cama meio tarde , como sempre  por volta de 11 horas , mas estava estranha , não conseguia sair andando  , tinha tremedeira , palpitação ( batedeira forte como se o coração fosse sair pela boca ) , enjoo , fraqueza , dor de cabeça , estava desnorteada e confusa .
   Todos os sintomas de uma só vez , era muita coisa pra mim . Voltei e me larguei na cama  , desanimada , chorando e achando que eu estava tendo um AVC ou um ataque cardíaco .Tentei várias vezes ,me levantar ,  pensando que  precisava me arrumar para ir ao pronto socorro .
   Tomei meu remédio para pressão alta , de nada adiantou , piorei .  Avançava a tarde .
   Achando que era fraqueza por não ter me alimentado , comi um pão com café e uma fruta , mas continuei do mesmo jeito , incapacitada . E as horas passavam . Mais tarde , por volta de 16:30 hs  senti uma imensa vontade de comer algum alimento salgado . Meu marido aguardando a minha decisão , se ia ou não ia ao pronto socorro . Mas eis que , depois que comi algo salgado , melhorei .
    Aproveitei para tomar um banho e me arrumar ,  caso ainda precisasse de um médico . Foi quando resolvi medir a pressão  (nem me lembrava que meu marido tinha um aparelho ).
   Constatamos que eu estava com a pressão muito baixa . Imagine quanto deveria estar ,  na hora que eu me levantei ! Fui melhorando aos poucos com o passar das  horas .
   Aproveitei para marcar uma consulta com o cardiologista , e por minha conta , comecei a fazer um controle da pressão até chegar o dia da consulta .  A semana seguiu e quando foi na quinta feira dia 19 de janeiro , eu trabalhei à tarde e hora de parar , guardei os materiais e eis que o mal estar , está voltando !!!  Enjoo , tremedeira , tontura ,...  mas como ???  Se eu medi a pressão e estava normal  !!! Senti também a rinite alérgica atacada e tomei o meu anti alérgico ( maleato de dexclorfeniramina ) e eis que quase que imediatamente,  melhorei . Passou todo o mal estar e foi quando a ficha caiu : Desde que terminei os meus paninhos de Natal , eu preparei e comecei a pintar telas . Estava desde de antes do Natal trabalhando em duas telas . Pintava uma média de 3 a 4 horas por dia  , à tarde ou na madrugada . Inalava terebentina , no médium preparado com óleo de linhaça , limpava os pincéis no pano , que também ficava impregnado com o cheiro da terebentina , lavava os pincéis no removedor  e inalando isso todos os dias , durante quase um mês . Na hora que eu tomei o anti alérgico e tudo ficou melhor , constatei que  poderia ter sido o efeito de uma intoxicação por estes produtos da linha auxiliar . Falaria disso com o cardiologista .
   Continuei com meu controle da pressão que estava de normal para baixa , e não tomei mais , o meu remédio de uso contínuo , para a pressão alta .
   Chegou o dia da consulta ao cardiologista , 6 de fevereiro . Relatei tudo para a médica que me atendeu atenciosamente . De primeira , ela disse que era provável a intoxicação . e me encaminhou
para fazer três  tipos de exames  incluindo o Hemograma completo . Fiz os exames e retornei  no dia 23 de fevereiro . Graças a Deus  , tudo bem com o meu coração ! Uma dieta mais saudável para o colesterol e mais nada . Ainda de bônus ,  não preciso mais de remédio para a pressão alta .
   Não mexendo mais com os produtos , eu não senti mais nada daqueles sintomas horríveis . Guardei todo o meu material artístico , joguei fora os panos usados , desde o dia 19 de janeiro não mexi com mais nada . Voltei para a pintura em tecido mas , confesso que estive meio esquisita por um bom tempo ,  sem vontade de fazer nada .
   Daqui pra frente , mudarei meus hábitos para pintar telas . Estes materiais não uso mais . Tenho que terminar minhas duas telas começadas à óleo ,  e investir em tintas acrílicas que são à base de água . A tinta a óleo é tóxica sim  . Tomarei mais cuidado .

   Quando eu desconfiei que poderia ter sido intoxicação , pesquisei e encontrei este relato do nosso amigo pintor José do Rosário que descreve igualmente o que se passou comigo . Veja no link abaixo :

http://joserosarioart.blogspot.com.br/2012/06/intoxicacao-por-materiais-artisticos.html

Veja outro artigo sobre intoxixação no link abaixo :

http://www.cozinhadapintura.com/2014/05/adeus-aos-cadmios.html

   Fica aqui  o alerta , aos meus amigos artistas , que fazem uso diário destes materiais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário