Um relato de alerta .
No dia 16 de janeiro deste ano , numa segunda feira , eu passei mal , tão mal que pensei que fosse o fim para mim . Eu me levantei da cama meio tarde , como sempre por volta de 11 horas , mas estava estranha , não conseguia sair andando , tinha tremedeira , palpitação ( batedeira forte como se o coração fosse sair pela boca ) , enjoo , fraqueza , dor de cabeça , estava desnorteada e confusa .
Todos os sintomas de uma só vez , era muita coisa pra mim . Voltei e me larguei na cama , desanimada , chorando e achando que eu estava tendo um AVC ou um ataque cardíaco .Tentei várias vezes ,me levantar , pensando que precisava me arrumar para ir ao pronto socorro .
Tomei meu remédio para pressão alta , de nada adiantou , piorei . Avançava a tarde .
Achando que era fraqueza por não ter me alimentado , comi um pão com café e uma fruta , mas continuei do mesmo jeito , incapacitada . E as horas passavam . Mais tarde , por volta de 16:30 hs senti uma imensa vontade de comer algum alimento salgado . Meu marido aguardando a minha decisão , se ia ou não ia ao pronto socorro . Mas eis que , depois que comi algo salgado , melhorei .
Aproveitei para tomar um banho e me arrumar , caso ainda precisasse de um médico . Foi quando resolvi medir a pressão (nem me lembrava que meu marido tinha um aparelho ).
Constatamos que eu estava com a pressão muito baixa . Imagine quanto deveria estar , na hora que eu me levantei ! Fui melhorando aos poucos com o passar das horas .
Aproveitei para marcar uma consulta com o cardiologista , e por minha conta , comecei a fazer um controle da pressão até chegar o dia da consulta . A semana seguiu e quando foi na quinta feira dia 19 de janeiro , eu trabalhei à tarde e hora de parar , guardei os materiais e eis que o mal estar , está voltando !!! Enjoo , tremedeira , tontura ,... mas como ??? Se eu medi a pressão e estava normal !!! Senti também a rinite alérgica atacada e tomei o meu anti alérgico ( maleato de dexclorfeniramina ) e eis que quase que imediatamente, melhorei . Passou todo o mal estar e foi quando a ficha caiu : Desde que terminei os meus paninhos de Natal , eu preparei e comecei a pintar telas . Estava desde de antes do Natal trabalhando em duas telas . Pintava uma média de 3 a 4 horas por dia , à tarde ou na madrugada . Inalava terebentina , no médium preparado com óleo de linhaça , limpava os pincéis no pano , que também ficava impregnado com o cheiro da terebentina , lavava os pincéis no removedor e inalando isso todos os dias , durante quase um mês . Na hora que eu tomei o anti alérgico e tudo ficou melhor , constatei que poderia ter sido o efeito de uma intoxicação por estes produtos da linha auxiliar . Falaria disso com o cardiologista .
Continuei com meu controle da pressão que estava de normal para baixa , e não tomei mais , o meu remédio de uso contínuo , para a pressão alta .
Chegou o dia da consulta ao cardiologista , 6 de fevereiro . Relatei tudo para a médica que me atendeu atenciosamente . De primeira , ela disse que era provável a intoxicação . e me encaminhou
para fazer três tipos de exames incluindo o Hemograma completo . Fiz os exames e retornei no dia 23 de fevereiro . Graças a Deus , tudo bem com o meu coração ! Uma dieta mais saudável para o colesterol e mais nada . Ainda de bônus , não preciso mais de remédio para a pressão alta .
Não mexendo mais com os produtos , eu não senti mais nada daqueles sintomas horríveis . Guardei todo o meu material artístico , joguei fora os panos usados , desde o dia 19 de janeiro não mexi com mais nada . Voltei para a pintura em tecido mas , confesso que estive meio esquisita por um bom tempo , sem vontade de fazer nada .
Quando eu desconfiei que poderia ter sido intoxicação , pesquisei e encontrei este relato do nosso amigo pintor José do Rosário que descreve igualmente o que se passou comigo . Veja no link abaixo :
http://joserosarioart.blogspot.com.br/2012/06/intoxicacao-por-materiais-artisticos.html
Veja outro artigo sobre intoxixação no link abaixo :
http://www.cozinhadapintura.com/2014/05/adeus-aos-cadmios.html
Fica aqui o alerta , aos meus amigos artistas , que fazem uso diário destes materiais .
pintei telas por alguns anos a oleo e de repente senti um grande mal estar alem de falta de ar intensa. Fui para na emergencia com edema de glote e logo desconfiei da tinta. Não deu outra. Passei a pintar com a acrilica algum tempo depois mas não foi facil.poeque ela seca muito rapido e o médium acrilico não me adaptei.. Agora estou so nos tecidos que é bem mais fraca quase sem odor o diluente é clareador são excelentes e de mistura mais fácil nos nuances. Já pintei até tela com ela afinal a tela não passa de uma lona preparada com tinta. Desaconselho a tinta a óleo por ser super toxica.
ResponderExcluir